top of page

Descrição sumaria dos Ateliers da

Semana Europeia da Paisagem na ASTA

 

 

 

Atelier IRepensar o design da ASTA - na "Fonte Salgueira"

Alain Findeli / Bert ten Brink

 

Para ganhar confiança relativamente à nossa experiência e confrontação com a paisagem e o elemento humano nela presente, vamos aproximar-nos da paisagem em quatro passos de observação e envolvimento: o ambiente físico – o movimento / ambiente – a alma / sentimento – o impulso / a identidade;

 

 

Atelier II: Projecto “A Fonte” - um espaço para o futuro

Hermann Seiberth / Fritz Wessling / Elisabete Saldanha

 

Para sentir, escutar e olhar esta pequena encosta, virada para a grande paisagem e para o sol poente. Aqui neste espaço enquadrado dentro do contexto da ASTA, pretende-se implantar “A Fonte” um projeto e um sonho, em estudo, que anseia responder a pessoas com necessidades curativas e de cuidados de “alma”. Que movimento, que cores, que sons, que diálogo, este espaço nos sugere para o futuro daqueles que o habitarem?

 

 

Atelier III: Agricultura sustentável na Cabreira

Jean Michel Florin / Ambra Sedlmayr

 

Para encontrar impulsos para o desenvolvimento futuro da agricultura na Cabreira, começamos por uma observação aprofundada da paisagem. Tentamos perceber o genius loci, a identidade única deste espaço. Depois exploramos conjuntamente quais as vontades das pessoas presentes no espaço, quais são as suas necessidades, desejos e intenções relativamente a esta paisagem. Utilizaremos métodos artísticos para sentir o que vem do futuro e o que se quer manifestar nesta paisagem. Desta forma desenvolvemos um conceito orientador para a fomentação de uma agricultura sustentável e adaptada ao local.

 

 

Atelier IV: Agricultura social e pedagógica

Thomas van Elsen / Ana Firmino

 

Como desenvolver uma agricultura com qualidades terapêuticas para o ser humano, com abordagens educativas que sejam uma mais valia para a natureza e para a paisagem? Em que medida poderão a ASTA, a Cabreira, as terras de Almeida, implementar uma agricultura que ligue a história e a biografia da paisagem sem ignorar a componente social e pedagógica? – Que tarefas concretas a desenvolver para implementar agricultura social numa perspetiva biodinâmica? O ponto de partida será compreender e sentir a paisagem, encontrando relações e marcas, enquanto reino da natureza animal, vegetal e mineral, no momento atual e numa perspetiva de futuro.

 

 

Atelier V: Estratégias de desenvolvimento local

Bas Pedroli / Aleixo Simões

 

Para identificar a dimensão humana presente na envolvência da ASTA, vamos praticar a utilização de um método de aproximação ao caracter da paisagem. Envolvendo habitantes locais, isto vai revelar que qualidades poderiam ser mais pronunciadas e que passos poderão ser dados para um futuro desenvolvimento integrado. Isto vai ao mesmo tempo responder à questão quantas pessoas esta paisagem pode albergar e onde.

 

 

Atelier VIGestão da água – dialogo entre tradição e modernidade

Laurens Bockemühl / Tanja Plümer / Eelco Schaap

 

Para responder a questões essenciais como excesso e falta de água, vamos estudar a água em todas as suas formas e aparências tal como se manifesta na paisagem da Cabreira. Qual o papel da água na natureza destas paisagens? Como podemos estabelecer uma relação pessoal com a paisagem, através do elemento água? E como é que isto nos poder levar a uma consciência mais elevada sobre a relação entre forças motoras essenciais, que poderão também ser benéficas para pessoas com necessidades terapêuticas.

 

 

Atelier VIINichos terapêuticos – espaços de silêncio

Holger Coers / Annejet Rümke / Laila Holwerda / José Abreu

 

Barrocos na Paisagem – Paisagem de Barrocos. Em diálogo com estas figuras “silenciosas”, vamos explorar como é que elas caracterizam esta paisagem viva, e que consequências a sua presença pode ter sobre o ser humano. Usando variados métodos artísticos e meditativos, vamos identificar os vários espaços e lugares, esconderijos e aberturas que estas rochas nos oferecem, com as suas propriedades curativas respetivas.

bottom of page