top of page

A ASTA - Associação Sócio Terapêutica de Almeida-IPSS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi fundada (juridicamente) em 26 de outubro de 1998 por Maria José Dinis da Fonseca (mãe de um jovem com deficiência mental). Iniciou as atividades em outubro de 2000 com 6 jovens na casa da fundadora, na aldeia onde nasceu, Cabreira do Côa – Concelho de Almeida, Distrito da Guarda. O Centro Regional de Segurança Social – Guarda, que desde o início acreditou neste projeto, estabeleceu um acordo de cooperação, o que permitiu a sua sustentabilidade evolutiva.

Promove um espaço sustentável num ambiente rural e sócio-terapeutico, onde as pessoas com deficiência mental podem encontrar o SEU caminho numa perspectiva bio-psico-social e espiritual.

Foi-nos proposto o desafio, pela Academia PETRARCA, de fazer na ASTA com toda a sua envolvente paisagística, uma semana dedicada à paisagem, tendo em conta a alteração e dinâmica implantadas neste local (por força da intervenção do nosso grupo), no que concerne à Paisagem Humana, Ambiental e Social. 

A Academia Europeia para a Cultura da Paisagem – PETRARCA, foi criada há mais de 20 anos mas redimensionada com um novo impulso, no ano 2000. É constituída por pessoas de várias nacionalidades ligadas a diversas áreas como: Geografia, Arquitetura, Paisagismo, Biologia, Engenharia, Planeamento, Agricultura, Ambiente, Design, Artes etc. Tem a sua sede na Holanda em articulação com Alemanha-Universidade de Kassel.

A Academia PETRARCA constitui um Forum de diálogo e de pesquisa, aberto a todos os que desejem encontrar-se à volta deste tema, no próprio terreno, no sentido de conservar, sustentar ou desenvolver “Paisagens Europeias” ou “particularidades” dessas Paisagens. A “Semana da Paisagem” realizada de 2 em 2 anos num dos países da Europa (um ano é considerado de preparação) constitui a oportunidade de grupalmente, com várias valências, ser aportado um novo olhar e uma nova abordagem, dentro de um contexto de  Ateliers, orientados por elementos PETRARCA.

A “Semana” conclui-se por uma exposição de trabalhos realizados e uma síntese oral  de cada grupo e por uma conferência aberta, que deverá enfocar e restituir as principais características da unidade paisagística em questão. O resultado desta “Semana” será compilado e registado em Livro ou Revista Ilustrados com tradução em várias línguas.

As “Semanas da Paisagem” dirigem-se a qualquer um que manifeste interesse pelo tema e não apenas aos especialistas na questão. Elas perseguem um triplo objectivo:

 

PEDAGÓGICO – na medida em que se pretende, formar e educar para um modo de perceção sensível dos diversos fenómenos (geomorfologia, clima, hidrologia, flora, fauna, intervenção humana, particularidade dos espaços…) que constituem a identidade de uma paisagem;

CIENTIFICO – na medida em que o método de observação fenomenológica, adotado, permite pôr em evidencia o que precisamente constitui a caraterística própria, idiossincrática, de uma unidade paisagística – “ o espírito do local” que, normalmente, é invisível nos métodos clássicos, mais analíticos e quantitativos;

POLITICO (no sentido original do termo) – na medida em que esta descoberta e este diagnóstico de paisagem, convida as pessoas que a habitam e trabalham, a “apropriar-se” e por consequência, a preocupar-se com o seu futuro (da paisagem, no sentido da preservação, limpeza, desenvolvimento…) participando ativamente nas decisões que lhe dizem respeito.

VER/RE-VER/CONCEBER a Paisagem, assim poderá resumir-se este triplo objectivo. Isto leva ao reforço e ao desenvolvimento de uma verdadeira cultura da Paisagem. Diremos que esta é a missão central da Academia PETRARCA.

Semana organizada pela ASTA e Academia PETRARCA

bottom of page